sábado, 22 de agosto de 2009

Coragem





O medo sempre foi algo que me atormentou desde criança.


Lembro-me de acordar no meio da noite sentindo uma sempre uma presença estranha no meu quarto, é claro, papai sempre ia dormir comigo apesar dos apelos mal educados de minha "santa" mãe para que ficasse no quarto, porque eu teria de aprender a lidar com isso sozinha. Em algumas vezes, ele cedeu e em outras não. O tempo passou, algumas batalhas eu enfrentei sozinha, mas ele é meu "bom amigo", aquele que eu sempre terei ao meu lado para ultrapassar meus próprios limites. Não meu pai, mas sim o medo.


O fato é que, como aprendi no budismo e na prática da vida diária, todos os nossos medos podem ser utilizados a nosso favor. Então, todo covarde é um corajoso em potencial. Existem momentos na nossa vida que os fatos vêem a tona para que resolvamos e sigamos em frente, um pouco mais corajosos e inspirados pela esperança de que dia após dia conseguimos ultrapassar nossas próprias crenças erroneas de que somos menos quando na verdade somos muito, muito mais poderosos.


Nelson Mandela, em seu poema, Nosso Medo descreve perfeitamente o poder de cada ser humano e quanto nós não aproveitamos e acreditamos em nosso pleno potencial.


A edição nº 82 da Revista Vida Simples (muito boa diga-se de passagem), possui uma reportagem sobre coragem que recomendo a vcs. Seguem alguns trechos compilados para colocar um poquinho de água na boca e servir de combustível para enfrentar esse grande vilão que nos paraliza, aleja e nos consome por diversas vezes. Palavra de covarde com um ótimo potencial para corajosa...Boa leitura !!!!



ATO CORAJOSO



"Um ato corajoso é resultado de um julgamento consciente. E julgar significa avaliar e analisar os caminhos possíveis diante de uma determinada situação. Um ato corajoso envolve capacidade de análise, equilibrio e responsabilidade." Quer dizer, se realmente vou ultrapassar um limite, eu faço conscientemente e não apenas no impulso. Nessa concepção, a coragem tem muito mais peso e importância. "Esse tipo sem muita consciencia pode existir, por exemplo, num ato resultante de um reflexo instantâneo que salvou alguém de uma atropelamento. Mas, ela ainda é primitiva, não tem tanto valor, exatamente porque não é, muito consciente. Ou, simplesmente uma presença de espirito, um expediente que deu certo, como podia, não ter dado"...



..."A coragem mais profunda é umprocesso de coscientização que tem a ver com ousadia, conhecimento, determinação e capacidade de analise das variáveis. Ou seja, a coragem é ativa e não reativa. "E, nesse sentido, todos nós somos corajosos. Se chagamos a idade adulta, é porque optamos por milhares de taos conscientes e cheios de coragem que permitiram nossa sobrevivencia. A coragem é um atributo comum a todos os serem humanos, e não uma qualidade de poucos. Somos todos heróis e vencedores, não porque fizemos extraordinários gestos grandiosos, mas simplesmente porque estamos vivos!".




"Acontece que nossa memória tem o habito de registrar com mais força e precisão as lembranças mais dolorosas - simples estratégias de sobrevivência para evitar que a gente caia no mesmo buraco escuro. E, aí, nos recordarmos só de nossos fracassos acreditamos que somos medrosos, covardes, impotentes. Por isso, um dos primeiros passos para se livrar dessa autoimagem mas das superações de limite feitas no passado. Vale até a vez que vc teve o peito de tirar as rotinhas da bicicleta".


A PRESENÇA DO MEDO



"A gente leva uma bordoada daqueleas da vida e fica assim, igual a um cachorrinho, com o focinho baixo e o rabo enconstado na barriga. Além de ficar com uma baita medo de erguer a cabeça outra vez. Vai que lá vem bodoada de novo... É assim que estagnamos.


"A pessoa pode estar ainda aflita e temerosa, mas a coragem de enfrentar a situação temível já é um passo para ultrapassar os traumas. A lição de ouro dessa estória é : não exstem coragem sem medo. Se não tiver medo, não é coragem."





Nenhum comentário:

Postar um comentário